Eu amo esse tipo de espelho!
Considero um clássico, que independe de tendências. Acho uma peça totalmente eclética, que apesar de ser um luxo e super marcante, vai bem em qualquer tipo de decoração.
História dos espelhos venezianos
A origem destes espelhos se deu na Veneza do século XIV, quando surgiu a técnica do espelho de superfície lisa e fundo metálico que utilizamos até hoje. Antes desta revolução técnica - que envolvia vidro e mercúrio - os espelhos eram feitos a partir de metais polidos, como a prata e o bronze. Para fins de comparação, basta saber que um espelho veneziano custava mais do que uma pintura de Rafael ou o equivalente a um navio de guerra. O valor artístico dos espelhos venezianos é tão grande que um de seus exemplares está exposto no Museu do Louvre.
O monopólio veneziano foi quebrado na década de 1660, durante o reinado de Luís XIV - o Rei Sol, representado pelo luxo do Palácio de Versalhes. O Rei ordenou que seu ministro das finanças subornasse artesãos de Veneza para venderem seus segredos de produção. O plano francês foi vitorioso, fato que se reflete na impressionante Sala dos Espelhos em Versalhes, que segue o modelo veneziano de fabricação.
Espelhos lindos! Meu escolhido foi o do quarto de casal.Um abraço, Cynthia Sperb Weber
ResponderExcluir:)
ExcluirDois espelhos não são venezianos, só espelhos com molduras....
ResponderExcluirObrigada pela atenção!
ResponderExcluir