27 agosto, 2011

Psicologia e Decoração



Hoje é Dia do Psicólogo!
Como bem coloca o analista junguiano James Hillman (1926): “Existe relação entre nossos hábitos e nossas habitações, entre o interior de nossas vidas e o dos lugares onde vivemos”. Por meio do estudo mais aprofundado da decoração do lar, é possível fazer uma leitura da personalidade e dos hábitos de seus moradores.
Uma casa não significa um lar. É fundamental que o Decorador tenha sensibilidade e humildade para revelar os aspectos emocionais dos indivíduos, imprimindo suas marcas nesse novo espaço para que se faça essa apropriação, conferindo sentidos ao lugar, transformando-o então em um lar.

O arquiteto finlandês Juhani Pallasmaa complementa essa ideia quando afirma que o lar é um espaço que integra memórias e imagens, desejos e sentimentos, passado e presente; é o lugar dos nossos rituais e ritmos pessoais de todos os dias.



2 comentários:

  1. Nossa, que combinação legal: psicologia e decoração. Perfeito pra alcançar o íntimo de cada um e transformar a casa em lar, com todas as sensações que gostamos que esse ambiente nos proporcione. Parabéns pelo blog e pelo enfoque dado a esse novo trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Márcia Campello28 agosto, 2011

    Obrigada Isabel!
    Tenho certeza que a bagagem que trago da Psicologia será fundamental nesse novo trabalho.

    ResponderExcluir