30 setembro, 2011

Marceneiro, designer, arquiteto: Carlos Motta


Ao longo de três décadas, o nome de Carlos Motta (meu designer favorito!) se estabeleceu no mundo do desenho industrial e da arquitetura como uma marca muito particular, que tem por características principais o uso da madeira e a preocupação com a responsabilidade ambiental e social – preocupação pioneira, que em Motta nasce, não das constatações e necessidades do mundo de hoje, mas de suas próprias convicções pessoais. Assim, o arquiteto se tornou referência quanto à obtenção de qualidade com respeito à natureza e valorização do trabalho artesanal e da identidade brasileira.






Apaixonado por surf, pescaria e marcenaria, Carlos Motta iniciou seu trabalho na década de 70, fazendo objetos com peças de madeira trazidas pelo mar, nas praias do Litoral Paulista, onde costuma frequentar. Em 1975, já na faculdade de Arquitetura, desenvolveu os primeiros protótipos de móveis. Nesse mesmo ano, em uma pequena oficina de marcenaria na Vila Madalena São Paulo, produziu as primeiras cadeiras e poltronas. No ano seguinte, já formado, se mudou para a Califórnia para estudar marcenaria e técnicas construtivas. Em 1978, Carlos Motta voltou a São Paulo e abriu seu ateliê na Vila Madalena. Sua proposta é projetar e executar móveis, objetos, esculturas e arquitetura, causando o menor impacto ambiental possível.







  










Com concepção e projeto de Paulo Lima (publisher da Trip Editora) e Rafic Farah (arquiteto e designer), CARLOS MOTTA E A VIDA  percorre o caminho que une vida e obra de seu protagonista – sem ser um catálogo de suas peças nem tampouco sua biografia. A publicação espelha a convicção de Motta de que todos os elementos de sua vida se complementam e se alimentam mutuamente, de maneira indissociável: a família, os amigos, o surfe e o trabalho.



FICHA TÉCNICA
180 pp.
23 x 29 cm
Português
1a. edição
2010
ISBN 978-85-7850-027-6
R$ 90,00




3 comentários:

  1. Adorei as peças! Não conhecia o artista, achei genial! Parabéns pela matéria!!!!

    ResponderExcluir
  2. Márcia! Excelente o trabalho do Carlos Motta. E excelente a idéia de fazeres referência ao trabalho dele. E olha a coincidência: agora quando estive em São Paulo fui até a Vila Madalena (aliás "refúgio" de grandes artistas) e dei uma "espiada" no espaço dele. Maravilhoso!!! Vale conferir de perto!!!

    ResponderExcluir
  3. Anita Leocádia Gómez de Souza07 abril, 2012

    Assistindo GNT pude conhecer Carlos Motta, apaxonei-me pelo seu trabalho, seu estilo de vida. Adorei!!!

    ResponderExcluir